Considerando o contexto altamente inovador em que estão inseridas, não é de se estranhar que as empresas passem a buscar novas soluções centradas na tecnologia. Contudo, mesmo com os avanços dos softwares, aplicativos e máquinas, ainda existem alguns desafios que assolam uma organização e que só podem ser contornados se, além da computação, o gestor apostar também na integração de setores. É aqui que entra o vendarketing.

Quer saber mais sobre essa estratégia e o que ela pode oferecer à sua companhia? Fique de olho nas dicas que separamos para você!

Vendarketing: o que significa?

O cenário do empreendedorismo no Brasil é de notável competitividade, levando organizações a sofrer para conseguir alinhar duas equipes essenciais e promover um trabalho conjunto. Quando falamos em vendarketing, referido também por smarketing, propomos a integração de dois departamentos que são cruciais para o crescimento da marca: vendas e marketing.

A união dos setores por meio do alinhamento de métricas, processos e ambições tem tudo para dar certo, mas ainda não é aplicada por todas as empresas. Pelo contrário  em grande parte das organizações, os departamentos não jogam no mesmo time, caindo inclusive no erro de passar a responsabilidade por um mal resultado ao departamento “inimigo”.

Os dados da Corporate Executive Board são alarmantes  segundo a pesquisa, 87% dos adjetivos utilizados pelas equipes de marketing e vendas para descrever uma à outra são termos negativos.

Enquanto o time de vendas é chamado de “preguiçoso” ou “mal informado”, o marketing da empresa é adjetivado como “acadêmico em excesso” ou “irrelevante”. Nem é preciso dizer que esse comportamento só atrasa o crescimento da companhia, certo?

Vendarketing significa o rompimento dessas barreiras de comunicação entre os setores. Seu objetivo é o de alinhar os interesses entre as partes e promover ações conjuntas, elevando o potencial competitivo da marca.

Quais os benefícios?

O vendarketing, quando implementado, impacta positivamente a empresa. Isso porque ele muda o funcionamento do negócio, alterando paradigmas e até a cultura empresarial.

Em vez de os setores de marketing e vendas mirarem suas tarefas específicas e só, os colaboradores começam a ser incentivados a se dedicar no empreendimento como um todo. Na prática, isso significa mais consciência sobre os resultados finais.

Quando os objetivos e as operações dessas áreas andam casadas, evitam-se as peças soltas. Mantendo essa cultura na empresa, você cria planos de ação mais fortes, que serão capazes de prospectar o maior número de clientes possível.

Pense só: o objetivo final das ações de marketing da companhia é a conversão do consumidor potencial em cliente fidelizado. Da mesma forma, as vendas não podem se tratar apenas de um bombardeio de produtos sobre o consumidor, mas uma análise das necessidades particulares do cliente a fim de oferecer uma experiência de compra única.

Unindo os setores, a comunicação entre departamentos é otimizada e não só a empresa sai ganhando, já que cria estratégias mais precisas, mas o cliente também sai no lucro: ele recebe uma experiência de compra cuidadosa, voltada para sua satisfação.

Como implementar o vendarketing?

O processo de implementação da estratégia não é dos mais complicados, mas exige determinação, planos bem montados e um canal aberto de comunicação com a equipe, já que toda a cultura organizacional será modificada.

A base da aplicação do smarketing é unir as equipes de marketing e vendas. Se as áreas funcionam pareadas, com metas traçadas em conjunto, o marketing consegue trazer leads qualificados para os vendedores. Por isso, ambas devem observar o comportamento do funil de vendas.

A função do gestor é investir em comunicação de mão dupla entre os colaboradores, prezando pelo menor número de ruídos possível nesse trâmite. Dessa forma, a equipe empresarial deve definir seus objetivos comuns e bonificações partilhadas caso as metas sejam atingidas.

A esta altura, você já aprendeu sobre a importância do vendarketing e como ele pode se tornar um potente transformador da sua empresa, levando-a ao sucesso! Ficou interessado em aplicar a estratégia? Então não perca tempo  entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!