Há aqueles que dizem que vender é uma arte. Para outros, a profissão depende de um talento nato. Mas a verdade é que, em qualquer nicho de atuação, desempenhar sua atividade com excelência exige prática e dedicação.

O profissional que não se ocupa em se especializar ou se atualizar está fadado à obsolescência, porque a transformação do mercado é constante e o cenário é cada vez mais competitivo. Para sair da zona de conforto e realizar o treinamento de vendas da equipe, acompanhe as dicas que separamos para você!

Por que fazer treinamento de vendas?

Já reparou o tanto que o mundo mudou nos últimos anos? Muito se fala do quanto a tecnologia transformou as relações interpessoais, mas fato é que a revolução digital afetou também as transações comerciais.

Não consumimos como nossos pais e avós: hoje, bastam alguns cliques no mouse de nossos computadores ou toques na tela dos smartphones para pesquisar produtos, comparar preços e até fechar negócio. Essa praticidade tem criado uma geração de consumidores muito mais críticos.

Se a sua organização não se preocupa em oferecer uma experiência de compras única, será facilmente superada pelas concorrentes. Isso porque, com a disputa por mercado consumidor se acirrando, sai na frente a empresa que aposta em seus diferenciais competitivos.

Uma venda bem-feita é o caminho para conquistar os prospects e transformá-los em clientes fiéis. Se a equipe de vendas está bem treinada, seu negócio conquistará uma série de vantagens:

Geração de valor

Se o diferencial competitivo é o que agrega valor aos produtos da empresa, contar com um treinamento de vendas é uma alternativa para se destacar. Mas você sabe a diferença entre preço e valor?

Preço é aquele que está na etiqueta, é o quanto o cliente precisa desembolsar para levar o item para casa ou contratar um serviço. Já o valor é definido pela subjetividade, porque depende do quanto o consumidor valoriza aquilo que está comprando.

Uma equipe de vendas bem treinada agrega valor à experiência de compra, porque o cliente valoriza o vendedor que sabe solucionar seus problemas, fazer as perguntas certas e conduzi-lo ao produto ou serviço ideal.

Aumento da eficiência

As relações comerciais estão se acelerando, especialmente desde que a Internet se popularizou, trazendo novas lógicas de consumo. O cliente moderno é exigente e quer eficiência ao ser atendido.

Uma equipe que está bem treinada consegue entender o problema do consumidor, permitir que ele demonstre suas demandas e encontrar a solução mais adequada. Sua empresa ganha na prospecção de clientes e potencializa seus diferenciais.

Redução do turnover

Um colaborador que passa 10, 20 ou até 30 anos na mesma empresa é raridade nas organizações modernas. Se o vendedor não se vê motivado no ambiente de trabalho, parte para novas oportunidades.

Com o treinamento de vendas, sua equipe ganha novos desafios e motivações para seguir desempenhando suas funções. Para a empresa, a redução da evasão de funcionários faz bem para as finanças, afinal, treinar a equipe tem resultados e custos muitos mais interessantes do que a mudança de todo o pessoal.

Como iniciar o treinamento de vendas?

Se está na hora de aprimorar sua equipe, o gestor deve começar traçando os objetivos do treinamento. O que se espera conseguir ao fim do processo? Qual o montante disponível para investir no treino? Essas são perguntas que devem passar pela gestão.

Depois, é preciso organizar as partes do treinamento, para permitir que cada habilidade seja tratada com o merecido cuidado. É o momento, então, de selecionar um instrutor e avaliar os módulos do treinamento.

Uma vez que o processo estiver encaminhado, o gestor não pode deixar de tomar notas constantes para medir os resultados. Manter um canal aberto de comunicação com a equipe também é uma preocupação relevante para ter sucesso na empreitada.

Agora que você conhece a importância do treinamento de vendas e tem as melhores dicas para iniciá-lo, é hora de aprender como a metodologia inside sales pode otimizar seus resultados. A gente conta tudo! É só ver este post!