marketing digital transformou a maneira como as instituições de ensino realizam a captação de alunos. Se no passado os comerciais na TV, rádio e jornais eram suficientes para atrair novos alunos, atualmente, estratégias como o Search Engine Optimization (SEO), os links patrocinados e as ações nas redes sociais são indispensáveis.

Essa mudança de paradigma está obrigando muitos empreendedores da área de educação a repensarem suas estratégias promocionais, incluindo o marketing digital em seus planejamentos. Quer saber como você pode fazer isso e medir os resultados desses esforços? Acompanhe as dicas que reunimos neste post!

Como fazer marketing digital para instituições de ensino

Para construir uma estratégia de marketing digital consistente, o primeiro passo é garantir o básico: invista na criação de um bom site para sua instituição de ensino, assegurando que ele funcione bem em aparelhos móveis e siga as melhores práticas de SEO. O site é importante, pois ele é o seu cartão de visitas na internet: é lá que os alunos vão buscar mais informações sobre os cursos e serviços que sua instituição oferece.

Depois disso, é hora de conhecer bem o seu público. Descubra quais são as redes sociais mais usadas por eles, suas dúvidas mais comuns e quais problemas eles enfrentam no dia a dia. Com essas informações, você saberá em quais canais deve investir para atrair e se relacionar com seus alunos.

Você também vai ter maior segurança para definir as palavras-chave nas quais deve investir para conquistar as melhores posições no Google. Depois de construir o básico, é hora de aprender como medir os resultados de suas ações promocionais.

Os principais KPIs de marketing digital para instituições de ensino

Conhecidos como KPIs, os Key Performance Indicators são indicadores de desempenho de metas. Eles são indispensáveis para medir o desempenho das estratégias de marketing digital de sua instituição de ensino, e ajudam a determinar se as ações estão gerando os resultados esperados ou não. Entre os principais KPIs de marketing digital, podemos destacar:

1. Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais importantes de uma estratégia de marketing digital. Com ele, é possível saber exatamente quanto a sua instituição de ensino pode gerar de lucro (ou prejuízo) para cada real investido em sua estratégia promocional.

Seu cálculo é bem simples. Basta somar todas as receitas geradas por determinada ação promocional e subtrair os custos para fazer essa campanha ir ao ar. Depois disso, divida o resultado pelos custos mais uma vez. Por fim, multiplique o resultado por 100.

O resultado é um percentual do quanto a sua instituição de ensino tem de retorno sobre suas ações promocionais. Para facilitar a compreensão, destacamos abaixo a fórmula do ROI:

ROI = [(Receita – Custos) / Custos] x 100

2. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para calcular a eficiência de suas estratégias promocionais. Com ela, é possível saber exatamente quantas conversões o seu site, blog ou rede social podem gerar a cada 100 visitantes.

O seu cálculo é ainda mais simples que o do ROI. Basta dividir o número de visualizações de determinada peça promocional pelo número de conversões que ela gerou. Confira a fórmula da Taxa de Conversão:

Taxa de Conversão = Total de visualizações (ou visitas) / Total de conversões

3. Custo de aquisição de cliente (CAC)

O CAC é uma métrica usada para medir quanto sua instituição de ensino precisa investir em marketing e vendas para conquistar um novo aluno. Além de ser mais um indicador do desempenho de suas ações promocionais, o CAC pode ajudar você a calcular o investimento necessário para preencher a turma de um novo curso, por exemplo. Veja a fórmula para calcular o CAC:

CAC = Soma dos investimentos em marketing e vendas / Número de clientes adquiridos

Agora que você já conhece os benefícios de uma estratégia de marketing digital para instituições de ensino e como medir seus resultados, está na hora de construir a sua.

Conte com a ajuda de especialistas! Entre em contato com a Visão Interativa e confira como podemos ajudar você a implantar uma estratégia de marketing digital em sua instituição de ensino.