importância das redes sociais

Qual a importância das redes sociais para as escolas?

A aplicação da tecnologia nas áreas de educação é um sinal de modernidade. Isso é capaz de fortalecer o relacionamento da escola com a comunidade, e especialmente com os alunos.

A importância das redes sociais para escolas se dá justamente aí: trata-se de um ótimo recurso para aplicar estratégias de marketing e relacionamento de baixo custo, mas grande alcance e com potencial de fidelização.

Vale a pena ressaltar que a participação nas redes sociais deve ser efetiva e realizada da forma correta. Isso é o que fará a diferença nos resultados mais positivos para a instituição.

Apresentar os conteúdos adequados e manter uma boa frequência de atualizações são pontos que devem ser obrigatórios. Do contrário, será só mais uma empresa em meio a tantas outras que têm o seu nome naquelas mídias.

Quer saber mais sobre a importância das redes sociais para as escolas? Então continue a leitura e descubra algumas dicas essenciais!

O planejamento da estratégia

Para que as redes sociais sejam eficazes, o trabalho precisa ser direcionado e segmentado para um público específico, com o objetivo de refletir essa personalidade e atender às necessidades e desejos da sua audiência.

No caso das escolas, o foco são os alunos (e os pais deles). Porém, é preciso evidenciar o perfil de aluno com o qual sua escola pretende trabalhar. Por isso, vale a pena elaborar uma persona.

O que é o conceito de persona

A persona é a representação do cliente ideal de um negócio ou empreendimento. Sua criação visa o melhor entendimento do público-alvo, para que seus esforços e estratégias sejam bem direcionados.

Digamos que a criação da persona é a base das ações de marketing nas mídias sociais. Quanto mais bem definida, mais efetiva será a sua atuação on-line.

Diferentemente do público-alvo, que tem contornos bem amplos, uma persona bem detalhada apresenta desejos, medos e dificuldades. A persona é especifica, representa um recorte de seu público-alvo.

O planejamento da persona

Para criar uma persona, não adianta seguir instintos aleatórios. A imaginação é importante, mas deve ser orientada por uma lista de questões. Afinal, o objetivo é captar a melhor forma de interagir com os alunos.

Como os alunos estão presencialmente, é possível observar as tendências e hábitos de rotina, estabelecendo, então, os conceitos básicos da persona.

Outra prática recomendada é a entrevista com os pais de alunos. Assim, um bom exemplo de persona seria:

Paulo, 13 anos, gosta de jogar futebol e videogames. Tem dificuldades em encontrar fontes para estudar para as provas e usa o smartphone com regularidade.

Viu só como a definição de persona é específica? A partir daí, a sua comunicação será direcionada, o que aumenta as possibilidades de engajar o público.

3 dicas de marketing de sucesso nas redes sociais

Para entender melhor como atuar nas redes sociais com uma ótima estratégia de marketing, vale a pena observar algumas dicas. E lembre-se: todas as ações devem ser bem planejadas, ou não trarão os resultados esperados.

Publique a rotina de atividades culturais e sociais internas

Tudo o que valoriza e diferencia a escola pode — e deve — ser destacado. Atividades culturais e sociais têm retorno positivo perante a comunidade e demonstram a grandeza da escola.

Isso agrega valor à instituição e permite que pais e alunos compartilhem as publicações nas redes sociais.

Divulgue conteúdos educativos direcionados aos pais

É importante lembrar que não somente os alunos acompanharão as postagens e que os pais têm poder decisivo sobre mantê-los ou não na instituição.

Por isso, devem ser contemplados com bons conteúdos, especialmente os educativos. Engajá-los pode ser uma boa opção para manter a lealdade à escola.

Incentive a interação do público com os seus posts

Incentivar a interação do público com o conteúdo postado nas redes sociais engaja e aproxima os clientes da instituição.

Esse estreitamento nas relações aumenta a confiança entre aluno, pais e escola, já que, dessa forma, a escola evidencia o interesse por sua audiência. As pessoas podem fazer perguntas e tirar dúvidas pelas redes sociais.

É como se dissesse: “Vocês são importantes para mim, então comuniquem-se comigo. Estou aqui para atendê-los!”

Agora que você já sabe sobre a importância das redes sociais para escolas e a aplicação desses recursos, certamente sua instituição terá maior e melhor visibilidade no mercado.

Esse post foi útil para você? Então assine a nossa newsletter para receber mais dicas como essas.

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *