O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa e que vem trazendo muitos resultados positivos para quem está aderindo a ela. Contudo, para que seu empreendimento seja encontrado pelo seu cliente, o conteúdo produzido por você precisa ser relevante tanto para ele quanto para os buscadores. Para isso, você precisa ter uma ótima estratégia de SEO!

Quem está bem posicionado nos buscadores é encontrado com facilidade, ganha cliques e visitas de graça e pode receber centenas de novos leads, todos os dias, sem precisar investir em links patrocinados.

Neste post, explicamos como chegar a essa marca por meio da escolha correta das palavras-chave para o seu negócio. Acompanhe e saiba mais!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) e trata-se de uma série de técnicas que otimizam sites, blogs e outras páginas da web para os buscadores online, principalmente o Google. Elas ajudam sua página a conseguir mais chances de ter um bom rankeamento nos resultados orgânicos das pesquisas efetuadas.

A importância de uma boa estratégia de SEO

Quando você faz uma busca no Google, quantas vezes vai até a segunda página? E até a décima segunda? Sua resposta, pelo menos para esta última, foi nenhuma, correto?

Essa é a importância de ter uma boa estratégia de SEO. Quanto melhor seu posicionamento, mais destaque sua empresa recebe, e mais tráfego passa pelo seu site. Essa é uma excelente forma de gerar leads qualificados e novos clientes, investindo muito pouco. Para se ter uma ideia, o número de pessoas que pesquisa no Google e clica, apenas, nos resultados da primeira página chega a 90%.

Quais são as palavras-chave mais adequadas ao seu negócio?

Uma ótima maneira de começar sua estratégia é fazendo uma lista com termos relacionados ao seu nicho de mercado. Por exemplo, se você tem uma instituição de ensino, pode levantar expressões como:

  • educação infantil;
  • preparação para o vestibular;
  • técnicas de estudo;
  • metodologias de ensino.

O ideal é que você tenha uma extensa lista com as palavras-chave referentes ao seu empreendimento e ao que seu público está pesquisando.

Head tail e long tail

Ao encontrar suas principais palavras-chave, você vai perceber que os termos mais genéricos têm um enorme volume de buscas. Então, escolher aqueles com mais procuras parece ser mais vantajoso, certo? Nem sempre. Apenas 30% das buscas são para termos genéricos, mais conhecidos como head tail. O restante é em procura de resultados mais específicos, ou seja, os long tail.

O usuário que pesquisa por “ENEM”, por exemplo, pode estar procurando pela inscrição, pelo local de prova, pelo gabarito ou, até mesmo, por memes dos atrasados. Nada qualificado, não é mesmo? Porém, se a pesquisa for sobre “curso preparatório para o ENEM”, a busca é muito mais qualificada e a pessoa procura por algo que você, provavelmente, poderá ajudar.

Por isso, cuidado ao escolher termos muito abrangentes! Em geral, prefira os mais específicos, que trazem tráfego qualificado e são mais fáceis de rankear no Google.

Como fazer sua própria pesquisa no Google?

O primeiro passo é elencar suas palavras mais genéricas, as quais darão origem aos termos específicos. A partir daí, você pode utilizar ferramentas para verificar o volume de buscas orgânicas de cada um. Algumas ferramentas gratuitas são Google Keyword Planner e Google Trends.

Além de verificar se os termos que você escolheu são realmente procurados, elas — principalmente o Keyword Planner — podem oferecer ideias de outras palavras relevantes para o seu negócio.

Essas estratégias de SEO são fundamentais para que seu site chegue ao topo das buscas, mas lembre-se de que toda ação precisa de um bom planejamento, incluindo análise do comportamento do seu público e da concorrência. Nesse sentido, contar com a ajuda de profissionais qualificados e com experiência, como os de uma agência de comunicação, é fundamental para obter resultados satisfatórios e minimizar os erros.

Agora que você já sabe do que uma estratégia de SEO precisa para ser bem-sucedida, conte com a Visão Interativa para ser encontrado por pessoas interessadas no seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça tudo o que podemos fazer pela sua empresa!