Uma das principais mudanças que a era digital proporcionou foi facilitar o acesso à informação. Mais do que nunca, antes de contratarmos um serviço ou adquirirmos um produto, pesquisamos a fundo para tomarmos a melhor decisão.

Diante desse fato, entender o que é funil de vendas se tornou fundamental para a sua estratégia de marketing digital.

As IES (Instiuições de Ensino Superior) se beneficiam enormemente desse método, pois, como sabemos, o estudo é para a vida toda. Sendo assim, a decisão de ingressar em determinada universidade deve ser tomada com muito cuidado.

Quer saber mais sobre o funil de vendas para IES? Continue lendo o artigo!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um dos principais elementos do inbound marketing, e podemos dividi-lo em 3 partes:

  • topo do funil;
  • meio do funil;
  • fundo do funil.

O primeiro estágio é a fase de atração, ou seja, é quando o visitante terá contato com a instituição.

No meio do funil ocorre a fase de consideração, portanto, ele já identificou um problema e está buscando uma solução.

Por último, temos a fase de decisão. O aluno em potencial já decidiu a solução para o seu problema e está a um passo de escolher ou não a sua instituição de ensino.

Diferente da publicidade intrusiva, como acontece nos comerciais de TV, o inbound marketing conquista clientes por meio de conteúdos relevantes.

Essa estratégia é desenvolvida para atender todas as etapas que o usuário percorre até se tornar um aluno.

Como funciona o funil de vendas?

Topo do funil

Aqui, deverão ser produzidos conteúdos que atraiam a atenção do público-alvo.

Geralmente, as pessoas que encontram o seu site na web vêm por meio dos mecanismos de busca (Google), redes sociais ou anúncios pagos.

Portanto, os conteúdos devem ser pensados para fisgar a atenção do público, adaptando-os à persona do negócio.

Meio do funil

Na fase de consideração, você pode oferecer materiais mais específicos, com informações densas. Os e-books são excelentes nesse estágio.

Você pode criar uma página de conversão (landing page) oferecendo esse material em troca dos dados do aluno em potencial.

Fundo do funil

Já no fundo do funil, você deve convencê-lo a escolher a sua IES. Caso você tenha conseguido o contato do usuário, é interessante investir em ações de e-mail marketing. Esse é o meio ideal para estreitar o relacionamento e oferecer seus serviços.

É importante salientar que, ao contrário da maioria das empresas, a instituições de ensino superior precisam focar também na retenção dos alunos para gerar receita. Logo, após eles optarem pela sua instituição, é necessário um trabalho contínuo para mantê-los.

Como aplicar o funil de vendas no marketing digital da sua IES?

Os principais conteúdos desenvolvidos para o topo do funil são os blog posts. Por meio de artigos publicados nos blogs, os visitantes poderão conhecer a sua instituição.

Lembre-se que os temas dos posts devem ser mais abrangentes neste estágio, pois eles serão responsáveis por tirar as primeiras dúvidas e atrair visitantes.

Exemplos: X dicas para ingressar no mercado de trabalho; Saiba o que faz um engenheiro civil.

Para o meio do funil, além dos e-books e outros materiais para conseguir o contato dos visitantes, você pode produzir artigos mais específicos. Dessa maneira, é possível convencê-lo a dar o próximo passo.

Exemplos: Quais os benefícios em ter um curso superior; O que deve ser levado em consideração na hora de escolher a universidade.

Na fase de decisão você deverá preparar o potencial aluno para passá-lo ao setor comercial. Como dissemos anteriormente, o contato por e-mail facilita o processo de escolha. Entre as ações que você pode adotar, estão:

  • mostrar depoimentos de ex-alunos satisfeitos com a instituição;
  • exibir cases de sucesso;
  • oferecer descontos para matrículas antecipadas;
  • chamá-lo para conhecer a estrutura da universidade.

Como você pôde observar, ao adotar essa estratégia no ambiente digital, sua instituição ganha visibilidade e a conversão de alunos aumenta consideravelmente. Portanto, é altamente aconselhável aplicá-la em sua IES.

Agora que você já sabe o que é funil de vendas, deixe um comentário e dê uma sugestão para os próximos posts!