Sabe a razão de o fluxo de nutrição ser tão importante e discutido? Ele é um ponto-chave no melhor aproveitamento das oportunidades de negócio. Muitas empresas se esforçam em gerar cada vez mais visitantes e, obviamente, isso é importante.

Contudo, não parece certo supor que o mercado seja uma fonte interminável de leads ansiosos para comprar. Por isso, é importante encontrar o melhor equilíbrio entre a geração de novos leads e a conversão.

Para tanto, nada mais adequado do que a segmentação na nutrição. Algo que você vai avaliar com maior clareza ao terminar a leitura dessa postagem.

O que é fluxo de nutrição?

Basicamente, o fluxo de nutrição é o conjunto de ações de e-mail marketing que tem o objetivo de fazer o potencial cliente avançar nas etapas do funil de vendas — uma estratégia de interação que cria um relacionamento satisfatório.

Para que isso ocorra, as mensagens enviadas precisam ser uma resposta compatível com as ações e interesses dos visitantes e leads. Assim, se um visitante se tornou um lead ao baixar um e-book sobre como escolher a melhor instituição de ensino, não faz sentido enviar um e-mail divulgando um conteúdo diverso a esse tema.

De outro modo, se ele receber um material com o ranking das melhores instituições de ensino, por exemplo, é provável que se interesse pelo conteúdo e reconheça que você está contribuindo para a solução de seu problema naquele momento.

Se, além disso, essa nova postagem incluir informações mais específicas, como apenas escolas da região dele, o conteúdo se torna especialmente relevante. Isso é segmentação: informação adequada ao interesse presente de cada lead. Nesse caso, de acordo com uma estratégia regionalizada.

O que justifica a segmentação?

Esse último parágrafo já é uma justificativa e tanto. Mas há muito mais em jogo! Confira:

Aumento das taxas de conversão e abertura

Quando o potencial cliente reconhece sua capacidade e intenção de resolver o problema dele, este se torna cada vez mais propenso à leitura de novas mensagens e, conforme você dá sequência ao relacionamento, se forma uma autoridade importante para estimular a ação de compra.

Otimização do relacionamento

Aplicando a segmentação com o uso de um bom sistema de automação no envio de e-mails, você melhora a produtividade e, como vimos, potencializa os resultados. Todo o seu esforço de vendas é muito bem recompensado.

Melhora da experiência do cliente

Encantar clientes é uma tarefa que se constrói a cada detalhe de interação. Quando a relação é satisfatória, o próximo passo fica mais fácil e o cliente mais entusiasmado. Dificilmente você vai conseguir produzir um engajamento maior apenas com os procedimentos de fechamento e pós-venda.

Essa é uma tarefa que se inicia no primeiro contato e tem na segmentação um ponto-chave. Uma frase ou termo inapropriado pode gerar uma barreira difícil de transpor e, mesmo que o tempo ajude a eliminá-la, o nosso objetivo com a nutrição é outro: comparável a construir uma ponte.

Como segmentar o fluxo de nutrição?

Para segmentar o seu fluxo, você deve seguir essa sequência de passos simples:

  1. defina um objetivo: são os objetivos que servem de guia, apontando suas metas quantitativas e qualitativas;
  2. defina a segmentação: escolha os critérios mais importantes que dividem o interesse dos seus leads;
  3. defina as ações de gatilho: a mensagem que você envia é uma resposta a uma ação do cliente (o preenchimento de um formulário, por exemplo);
  4. elabore os emails: como resposta a cada gatilho que você identificou;
  5. defina a periodicidade de envio: que também vai resultar em um calendário de produção de conteúdo;
  6. analise e aprimore: com base nos números encontre as lacunas e elimine os pontos frágeis do processo.

Todas essas etapas do fluxo de nutrição precisam ser administradas com as ferramentas certas. Um processo manual é totalmente inviável e oneroso. Dentre elas, o CRM é, sem dúvida alguma, a mais importante. É onde estão as informações sobre as interações, registros de perfil e o controle das etapas do funil.

Quer saber como fazer o melhor uso do CRM? Acesse a postagem que separamos para você: “Saiba como utilizar o CRM estrategicamente para a conversão de leads”.