Foi-se o tempo em que o marketing regional era uma exclusividade das empresas que atuam localmente. Até as grandes marcas nacionais desenvolvem ações regionalizadas com o objetivo de criar uma aproximação com o cliente para conhecer seus desejos, necessidades e preferências.

Muitas vezes essas ações incluem uma marca trabalhada exclusivamente naquela região. Isso ocorre graças ao grande apelo positivo. De alguma maneira, e em alguma medida, o cliente se sente um pouco dono das marcas locais.

Por isso, o melhor efeito do marketing regional é obtido por meio de ações eficientes que aproveitam esse apelo e proximidade, além de fortalecer a presença digital. Vamos entender isso melhor? Continue lendo!

A importância do Marketing regional digital

A primeira ação de marketing digital da maioria das empresas costuma ser a de divulgar o seu produto ou serviço para o mundo. O meio digital proporciona uma abordagem mais ampla, e a primeira tentação é ceder a isso.

Contudo, na prática, muitas dessas empresas que atuam regionalmente estão competindo entre si na conquista de clientes que não interessam para nenhuma delas, disputando um prospect distante.

Se elas concentrassem suas ações no público regional e fizessem isso explicitamente, conquistariam a simpatia dele e conseguiriam atendê-lo de forma mais personalizada, considerando particularidades de suas preferências, comportamento e visão de realidade. Dessa forma, o marketing regional digital exerce sua importância ao auxiliar no ganho da simpatia do público regional.

Aproveite-se dos recursos das redes sociais

Para que essa técnica seja aplicada, é necessário observar alguns pontos e entender como esse tipo de marketing se desenvolve. Uma boa dica para aplicá-lo é criar páginas locais no Google Meu Negócio, Google+, no Facebook, no Bing Places, no Linkedin e em outras redes. Assim, você limita a exposição e demonstra de forma clara que não atende outras regiões.

Não se esqueça também do Google Maps. Alguém que tenha interesse em um negócio local pode dar preferência por fazer uma pesquisa pelo mapa com o objetivo de saber a localização exata. E você vai querer estar lá, não é mesmo?

Use palavras-chave locais

Encontrar as palavras-chave de acordo com a região que você atua é importante para sua estratégia de SEO, mas não apenas por isso. Todo o conteúdo que você publica precisa responder à pergunta de uma pesquisa.

Se o prospect pesquisou, por exemplo: “metodologia o que é”, ele está fazendo um questionamento claro: ele quer saber o que é metodologia, e talvez também queira saber como desenvolvê-la. Alguns deles, entretanto, podem estar interessados em algo mais específico, como metodologia de ensino.

Assim, conhecer as palavras mais pesquisadas na sua região de atuação te ajuda a alcançar um posicionamento melhor nos mecanismos de buscas e, ao mesmo tempo, a contextualizar seu conteúdo digital de acordo com as perguntas formuladas pelo seu público.

Uma estratégia bem executada usando esse recurso praticamente anula a concorrência que não seguir a mesma lógica, pois ninguém estará respondendo às dúvidas dos potenciais clientes como você está fazendo. Além disso, você terá mais chances de aparecer nos primeiros resultados nas pesquisas desse público.

Encontre seu público local com ações pagas como Facebook ADS, Google AdWords e LinkedIn ADS

As estratégias de marketing regional ficam bem mais fáceis de aplicar com as ações pagas disponibilizadas pelas redes sociais. Isso porque as ferramentas de publicação permitem limitar a veiculação a regiões específicas, inclusive estimando o dimensionamento do público que vai atingir. O número de pessoas atingidas costuma diminuir bastante com a regionalização e, por isso mesmo, representa uma enorme economia nos seus investimentos.

Essa informações foram úteis para você? Separamos também um post sobre como atrair pessoas interessadas no seu produto e no seu bairro usando publicidade paga no Facebook. Veja agora mesmo!