Um grande objetivo das instituições de ensino é descobrir como captar alunos sem o investimento em mídia paga. Você deve se perguntar “será que é possível encher as salas de aula de forma orgânica?”. A resposta é sim, através de estratégias de Inbound Marketing.

Essa estratégia, ao contrário do marketing tradicional, propõe a educação do mercado antes de apresentar um produto ou serviço. Dessa forma, a sua instituição de ensino irá educar os clientes potenciais sobre a importância de ter uma graduação ou especialização, trabalhando uma comunicação mais consultiva antes de iniciar a venda.

Que tal entender um pouco mais sobre as ações de Inbound Marketing que podem aumentar a sua captação de alunos sem gastar dinheiro com mídia paga? Vamos lá!

Utilizando as redes sociais

O primeiro passo é estar presente nas redes sociais. Essas plataformas podem ajudar a sua instituição de ensino a se comunicar diretamente com os alunos e prospects, facilitando a captação de novas oportunidades.

Essas redes ajudam a melhorar o engajamento do seu público com o seu negócio, fazendo com que você ouça diretamente dos alunos o que a sua instituição tem de pontos positivos, negativos, e o que essas pessoas realmente esperam de suas formações.

Essas informações são valiosas, uma vez que aumentam o seu conhecimento de mercado e permitem que você se adeque às expectativas dos seus alunos.

Criando conteúdos de qualidade

Uma outra forma de investir em Inbound Marketing sem precisar de mídia paga é a criação de conteúdos de qualidade. Esse conteúdo pode vir em diferentes formatos:

1. Blogposts

O mais comum são os blogposts. São formatos de artigo para blog, nos quais o leitor poderá encontrar informações de qualidade, porém sucintas, sobre a importância de investir em educação.

2. Formatos diferenciados

Os formatos diferenciados te ajudarão a atingir essas pessoas por outros canais. Um exemplo é a utilização de ebooks e até vídeo aulas para estimular ainda mais a vontade de aprimorar conhecimento dessas pessoas.

Trabalhando com email marketing

Uma outra forma de trabalhar seus leads sem mídia paga é utilizar o email marketing. Com os conteúdos de formatos diferenciados, como citado anteriormente, é comum você conseguir montar uma boa base de leads, de pessoas interessadas em estudar e aprimorar conhecimento.

Com esses emails, você pode trabalhar a nutrição de leads, levando ainda mais conteúdo e criando um bom relacionamento com esses possíveis alunos, a fim de melhorar sua adesão à matrícula.

Investindo em SEO

O investimento em SEO precisa ser realizado com ou sem a mídia paga. Essa ação irá te ajudar a melhorar organicamente o posicionamento das suas páginas, seja do seu site institucional ou do seu blog.

Invista em conteúdos com as palavras-chave corretas e garanta que sua instituição seja encontrada mesmo sem gastar dinheiro com anúncios.

Se você estava se perguntando sobre como captar alunos pela internet sem investir em mídia paga, agora você possui algumas dicas de como melhorar seu posicionamento online organicamente.

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