Como anda o relacionamento com os alunos da sua instituição? Pessoas interessadas têm feito mais matrículas? Os que já estão matriculados, seguem no curso? Esses e outros pontos podem ser trabalhados a partir da aplicação do marketing de relacionamento na sua estratégia.

Esse tipo de marketing se refere à todas as ações adotadas por uma empresa com a intenção de criar e manter um bom relacionamento com seus clientes. Para isso, a empresa pode oferecer bônus que garantam a fidelidade desse público.

Portanto, o objetivo de uma estratégia de marketing de relacionamento em uma instituição de ensino é fazer com que os alunos gostem muito dela, do corpo docente, das suas instalações e de outros pontos.

Para que você entenda melhor como esse marketing funciona e como deve ser utilizado da melhor forma na sua instituição, continue acompanhando este artigo!

Fidelização de clientes

É muito comum que empresas recebam clientes que compram seus produtos ou serviços somente uma vez e não retornam mais. Isso é ruim, pois muitas oportunidades de venda são perdidas dessa forma.

Portanto, essas mesmas empresas precisam encantar seu público para fidelizá-los. Isso envolve desde oferecer benefícios como descontos e prêmios até atendimentos diferenciados e personalizados que fazem o cliente se sentir único, especial e motivado a procurar novamente aquela empresa que o tratou tão bem.

Captação e fidelização de alunos

Agora você deve estar se perguntando: e nas e nas escolas, faculdades e demais instituições de ensino, como pode ser feita a captação e fidelização de alunos? O mesmo processo padrão pode ser aplicado, contudo, ele deve levar em conta as vantagens que o aluno passa a ver na instituição.

As ofertas de matrícula são um ponto de atração para novos alunos, sobretudo se oferecerem vantagens para a entrada deles. Um exemplo que funciona muito bem é utilizar a estratégia de indicar um amigo e ganhar desconto na primeira mensalidade.

Já o atendimento ao aluno pode ser uma excelente forma de fidelização. Afinal, quando ele é bem atendido, tem suas dúvidas sanadas e expectativas atendidas, dificilmente terá motivos para deixar a instituição.

Ferramentas para fazer o marketing de relacionamento

Atualmente as ferramentas mais indicadas para realizar o marketing são os canais online, como as mídias sociais, por exemplo. Porém, primeiro é preciso saber em quais redes os alunos estão. Estudantes do ensino fundamental podem preferir canais com apelo mais imagético como o Instagram e Snapchat. Já turmas de pós-graduação costumam ter interesse maior em redes profissionais, como o LinkedIn.

Uma vez que esteja claro onde exatamente o seu público está, trate de fazer com que a sua instituição esteja visível lá também e use ativamente as redes para ter um engajamento maior e um relacionamento cada vez melhor.

Métricas para acompanhar

Por fim, é preciso acompanhar as métricas para ter certeza de que as ações de marketing de relacionamento estão, de fato, dando certo. Redes sociais como Facebook e Twitter têm ferramentas com as quais você pode acompanhar o nível de interações com o público e, caso queira um relatório que reúna todas num só canal, o HootSuite e PostGrain são boas opções.

Contudo, um CRM também é a mais essencial das ferramentas que precisam fazer parte da sua estratégia digital para realizar o acompanhamento e conferir quantas pessoas interessadas viraram alunos e quantos deles se tornaram fiéis a partir das ações de relacionamento.

Assim, você pode aplicar o marketing de relacionamento na sua instituição com mais facilidade e de forma mais assertiva.

E então, gostou do assunto? Para que você o entenda melhor, confira este artigo que trata sobre o marketing digital para as escolas!