Em alguns casos, parece que os setores de marketing e vendas podem ser comparados aos gatos e cachorros. Em certas situações, chegam a se comportar como inimigos, mas quando se dão bem, constroem uma cativante e próspera relação.

O que normalmente acontece é que as duas áreas são administradas com visões diferentes. Por isso, mesmo que a maioria dos objetivos seja comum, isso não fica evidente e um setor acaba não se engajando com outro e, obviamente, isso prejudica os resultados.

O marketing é focado em garantir uma boa reputação da marca e os objetivos de longo prazo. Já a área de vendas está focada nos resultados de curto prazo e tem alto comprometimento com as metas.

Só um bom planejamento, que alinhe objetivos e a visão das duas equipes, pode resolver esse problema. Nas instituições de ensino esse contexto se aplica de forma particular e especial. Quer saber como? Então continue a leitura!

O benefício da integração de marketing e vendas

Quando você consegue uma boa integração de vendas e marketing, suas ações de captação ficam mais convincentes, contextualizadas e coerentes. O marketing atrai e nutre os potenciais alunos, que formam uma visão positiva sobre a escola.

Depois, eles são abordados pela equipe de captação no momento certo e com os argumentos corretos, pois o marketing transmitiu informações de valor para os profissionais da área de vendas.

Alem disso, o comprometimento do marketing com as metas de venda ajuda a entregar um maior resultado e a estabelecer uma relação melhor com o aluno. Como a experiência de compra fica muito melhor para ele, é mais fácil engajá-lo e fidelizá-lo, evitando a evasão e garantindo o resultado.

A geração de autoridade e o reconhecimento da marca

A geração de autoridade é facilitada quando há coerência entre os discursos.  O aluno (e, em alguns casos, os pais) precisa ter a sensação de que está sendo atendido por uma única pessoa, independente do canal ou departamento.

O estabelecimento de uma relação de continuidade na conversa com o cliente é fundamental para sua marca, pois uma mensagem transmitida uma única vez nunca é assimilada em sua totalidade. Por isso, se ela for repetida de maneiras diferentes fica ainda mais complexa.

O alinhamento dos dois setores também contribui para o reconhecimento da marca. Isso por que as vendas compreendem que um potencial aluno tem o momento certo para ser abordado e existem critérios que definem o momento ideal acordados entre marketing e vendas.

A segmentação e o marketing e vendas

Cada curso precisa ser vendido com uma mensagem própria. A mesma história contada para áreas de conhecimento diferentes tem pouco impacto em cada uma delas.

Por isso, a definição de um perfil de cliente e o trabalho conjunto das áreas para divulgar a mensagem adequada fortalece a ideia que você está transmitindo.

O resultado de curto prazo

O entendimento do marketing da necessidade de vendas no cumprimento de metas e seu comprometimento com ela também ajudam a perceber a necessidade de dar maior atenção aos resultados de curto prazo.

Além disso, a integração também favorece que o setor de vendas transmita muita informação sobre os resultados com cada perfil de potencial aluno, o que ajuda o marketing a ajustar o foco nas fontes certas e potencializa o resultado.

Para concluir, unir marketing e vendas é juntar habilidades distintas em torno de objetivos comuns. É juntar o ágil e estratégico ao extrovertido e hábil no discurso.

Tem como não sair ganhando com isso? A integração pode contribuir com sua instituição? Percebe falta de sinergia entre as equipes?

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