Poderia haver assunto melhor do que pensar em como atrair mais clientes? Seja como for, esperamos que nossas dicas te ajudem tanto quanto nos empolga escrever a respeito, melhorando resultados e otimizando as etapas do funil de vendas.

Para que você obtenha esse ganho, vamos evitar simplesmente relacionar uma ou outra dica para você. No lugar disso, a cada ponto descrito nos subtítulos abaixo, vamos buscar estimular a reflexão sobre o que pode fazer diferença no seu caso e indicar como colocar a ideia em prática. Além de o texto ficar mais dinâmico e divertido, você vai tirar um proveito muito maior do conteúdo. Então, aproveite!

1. Saiba quem você quer atrair

Da forma que escrevemos o tópico, parece elementar, não é mesmo? Afinal, como seria possível atrair clientes sem saber quem eles são, onde estão, como se comportam, o que desejam e outras informações importantes para vender mais.

É por isso que você precisa determinar qual é a sua persona. Esse conceito vem substituindo o de público-alvo, porque não se limita a dados demográficos — como idade, sexo e formação.

A persona é a descrição de uma pessoa. Normalmente, tem até um nome ou apelido e, basicamente, ela descreve o cliente ideal e é definida ao se considerar:

  • idade, atividade, formação, etc.;
  • descrição de sua personalidade: pode ser um líder, mais formal ou antenado, e assim por diante;
  • objetivos da persona;
  • problemas da persona.

Essa descrição mais detalhada vai permitir que você desenvolva ações de comunicação de forma mais pessoal, como se estivesse realmente conversando com uma pessoa conhecida.

Mas atenção! Sua persona precisa ser definida considerando as características mais comuns entre os seus clientes. Se você não fizer uma pesquisa, ou seja, tentar apenas adivinhar o perfil, não vai conseguir o mesmo resultado.

2. Desenvolva canais para atrair mais clientes

Bom, da mesma forma que você precisa saber quem quer atrair, é preciso abrir os caminhos para que essa pessoa chegue até você. Veja que não estamos falando de “um caminho”, mas usando o termo no plural: caminhos.

O comportamento do consumidor atual inclui o habito de usar vários canais de contato. Ele não quer mais estar limitado a uma única forma, mas exige o máximo de disponibilidade, durante o maior tempo possível, no horário em que ele precisar e com a máxima eficiência.

Isso significa que você precisa manter uma ótima e diversificada presença online. Disponibilize conteúdos no seu blog, publique nas redes sociais, em aplicativos e em todos os meios mais utilizados pelo seu cliente, adotando uma boa estratégia de SEO.

Para que essa estratégia — chamada de omnichannel ou multicanais — funcione, será necessário que os canais estejam integrados. Isso implica garantir que as interações com os clientes e potenciais clientes sejam registradas e estejam acessíveis para consulta em qualquer canal. Dessa maneira, o cliente tem a sensação de estar sendo atendido por uma única pessoa, pois as informações sobre ele são compartilhadas.

3. Faça a empresa especial e encantadora

O que atrai clientes é a sua capacidade de resolver os seus problemas — esse precisa ser o foco principal. Contudo, a forma como você comunica essa habilidade e ela é percebida pelo público é que faz grande diferença.

A questão é que, cada vez mais, o cliente tem se tornado um influenciador. Ele pode contribuir para formar uma imagem positiva ou negativa, compartilhando opiniões e avaliando sua empresa.

O cliente precisa ter a sensação de que sua empresa está de fato envolvida e comprometida no sentido de resolver o problema dele. Se isso ficar claro na percepção da persona, esse será um fator determinante de como atrair mais clientes, que passam a se engajar e ajudam a defender sua marca.

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