Você deseja mensurar os investimentos em comunicação na sua escola? Então, o cálculo efetivo do ROI em Marketing deve fazer parte da sua rotina de trabalho. O ROI nada mais é do que uma sigla em inglês, que traduzida indica o retorno do investimento.

No caso de um instituição de ensino, esse cálculo pode ser fundamental para a sustentabilidade da escola. Ele é importante, por exemplo, para o controle financeiro, definição das estratégias que valem mais a pena investir e, também, para a tomada de decisões mais seguras e embasadas.

Se você quer saber se seus investimentos em marketing estão trazendo resultados satisfatórios, acompanhe este post. Nele, vamos apresentar dicas de estratégias para uma mensuração precisa do ROI.

Estratégias para uma mensuração precisa do ROI em marketing

Que as estratégias de marketing são fundamentais, todo mundo sabe. Mas como maximizar o ROI nas instituições de ensino? Para uma mensuração precisa do retorno do investimento, é necessário adotar algumas estratégias de marketing. Confira três das principais delas:

1. Links patrocinados

Os links patrocinados ficam localizados em locais estratégicos nos buscadores para ter visibilidade e acessos. O melhor é que você só paga por cliques que obtiver em seus anúncios, o que permite o acompanhamento das despesas e dos acessos, facilitando a medição do ROI.

Você pode adotar diferentes plataformas para utilizar links patrocinados. A mais comum é por meio do Google Adwords. Para ter sucesso no investimento, planeje bem. Segmentar públicos, escolher horários estratégicos e criar campanhas frequentes podem ser boas estratégias.

2. Aperfeiçoamento do SEO

O aperfeiçoamento do SEO (Otimização para mecanismos de busca, em português) faz com que sua página fique bem posicionada nos motores de busca. Isso aumenta sua relevância e, consequentemente, gerar mais acessos no seu site.

Para uma boa estratégias de SEO, é preciso lembrar que os robôs do google, por exemplo, só leem texto e código.

Calcular o ROI nesse sistema inclui o tempo gasto, profissionais contratados, entre outros elementos. E, é claro, o lucro gerado através da estratégia.

3. Inbound marketing

As estratégias de inbound marketing focam na atração voluntária de possíveis clientes. Ou seja, não se trata de um marketing ativo, mas de ações indiretas para atrair o publico e criar um relação saudável e de confiança com ele.

Nesse ponto, o marketing de conteúdo se torna algo fundamental. São criados e produzidos conteúdos personalizados, que sejam relevantes para o público potencial. Esse conteúdo é o responsável por gerar uma imagem positiva da sua escola e contribui para a criação de um vínculo.

Importância de uma agência de publicidade especializada

Para que suas estratégias sejam bem sucedidas e gerem mais resultados, um ponto importante é contratar uma agência especializada em marketing educacional. Esse termo ainda é algo novo, mas já é tendência.

O mercado da educação está cada vez mais concorrido e uma agência especializada em marketing educacional pode contribuir para que sua instituição de ensino se destaque e tenha uma presença qualificada na internet.

Isso pode ser feito por meio de produção de conteúdos que divulguem os diferencias da escola, como infraestrutura, metodologia de ensino, visão e missão.

Além disso, a agência te ajudará na medição do ROI em marketing e no planejamento das estratégias que darão mais resultados na atração de alunos para sua escola.

Com um bom planejamento de marketing educacional e um bom monitoramento, não tem como não ver os retornos dos investimentos. Se tiver interesse em conhecer melhor essas estratégias, entre em contato conosco.