Campanha de vendas usando a internet - Visão Interativa

Você quer entender Como usar a Internet para Vender?

Você gostaria que seu site ou blog de negócios se tornasse uma poderosa ferramenta de marketing e vendas, capaz de aumentar sua lista de e-mail, atrair pessoas interessadas no seu produto/serviço e gerasse um impacto direto e significativo no seu faturamento? Quer começar a usar a Internet para vender?

Ok. Se você respondeu sim então este artigo é para você.

Então vou te explicar agora como funciona uma estratégia de vendas pela internet.

Qual a diferença básica entre ações de marketing digital e ações de vendas online?

Uma estratégia de marketing digital tradicional normalmente não tem objetivos específicos de vendas, o que vejo todos os dias são ações que pretendem atrair pessoas para conseguir mais curtidas, seguidores nas redes sociais, ou objetivos de atrair pessoas para o site da empresa.

Qual o problema com essa estratégia? Conseguir seguidores, curtidas ou visitas não garante que as pessoas vão comprar seus produtos ou serviços. São as chamadas “métricas de vaidade”.

São ações sem objetivos de vendas:

  • Curtidas;
  • Seguidores;
  • Visitas;
  • Compartilhamentos.

Entenda que não é ruim ter estes resultados, mas eles não são a medida mais importante.

Como funciona este processo errado de atuar comercialmente na internet?

As agências ou profissionais de marketing das empresas ou até mesmo você empresário ou profissional liberal, criam:

  • Um site;
  • Um perfil no Facebook e outras redes sociais;
  • Publicam as fotos e descrições dos seus produtos e serviços nesses locais;
  • As vezes compartilham imagens e frases legais nas redes sociais;
  • Compartilham estes posts e os links para seus produtos e serviços que estão la no site;
  • Alguns investem em links patrocinados no Google (AdWords) e impulsionam seus posts ou criam anúncios no Facebook.

E os principais erros são:

Anúncios sem objetivos de vendas na internet
Esta bagunça sem foco é o que parece algumas ações de marketing digital que vemos por ai.
  • Não planejar quem é a pessoa ideal para atrair;
  • O que fazer com estes visitantes, depois que eles curtem sua página, seus posts ou acessam seu site;
  • Não ter estratégia de relacionamento a curto, médio e longo prazo para transformar estes visitantes e curtidores em clientes ativos;
  • Não acompanhar os resultados das ações para identificar onde pode melhorar para gastar menos e vender mais.

Quais os objetivos de uma Consultoria em Vendas pela internet? Como usar a Internet para vender?

  1. Entender o posicionamento atual da empresa na internet;
  2. Identificar pontos forte e fracos e as oportunidades para construir uma presença digital forte e eficiente;
  3. Criar antecipadamente um planejamento de ações de atração de novos clientes e vendas para o ano todo;
  4. Atrair pessoas que realmente estejam interessadas nos produtos ou serviços oferecidos;
  5. Criar uma estratégia de relacionamento a longo prazo com as pessoas que são atraídas;
  6. Aumentar a Autoridade da empresa ou profissional liberal perante o seu público criando uma relação de confiança e admiração;
  7. Realizar VENDAS DIÁRIAS;
  8. Acompanhar, medir e otimizar todas as ações.

Neste artigo, você vai entender quais são as ações de uma estratégia de vendas online inteligente. Por isso detalhei abaixo cada um dos pontos citados.

campanhas de vendas online
Esta é a representação do processo básico de uma campanha de vendas online

1 – Entender o seu posicionamento atual na internet.

Você sabe me responder esta pergunta?

Como o seu cliente ideal procura pelos produtos e serviços que você oferece?

Se você respondeu no Google, sua resposta esta parcialmente correta mas bastante incompleta.

O que você precisa saber é Quais são as perguntas que as pessoas fazem para o Google quando precisam resolver um problema específico e procuram por produtos e serviços na internet.

Tem diferença entre pesquisar por “Academia em [cidade ou bairro]” E pesquisar por “Como emagrecer com exercícios físicos” ou “Musculação para ficar mais forte” ou “como comer direito para emagrecer”

Entenda que seu cliente pode estar procurando por uma solução e não por um produto ou serviço específico.

E se ele não estiver pesquisando por academia, ou por personal trainer? ou por nutricionista? Ou por massagem estética? Seu site vai aparecer para ele quando ele fizer este tipo de pergunta na internet?

Então a primeira coisa é entender COMO seu cliente ideal se comporta.

A segunda coisa para ter um forte posicionamento é.

2 – Identificar pontos forte e fracos para construir uma presença digital forte e eficiente.

Usar o comportamento do seu cliente para criar seu site com informações que ele esteja buscando e que resolvam o problema específico dele.

Se você esta posicionado de forma que RESOLVA os problemas que seus potenciais clientes buscam então este é seu ponto forte. Se você não esta posicionado assim, este é seu ponto fraco.

Se seu CONCORRENTE resolve estes problemas este é um ponto fraco, se não resolve então este é um ponto de oportunidade para se destacar no mercado! e realmente usar a Internet para vender.

Sua comunicação deve estar direcionada para o problema dele e não para o seu produto e serviço.

3 – Criar antecipadamente um planejamento de ações de atração de novos clientes e vendas para o ano todo.

Então você já identificou qual o seu cliente ideal e como é seu comportamento, e agora?

Siga estes passos abaixo e crie

  • Um blog com artigos que tratem desses problemas;
  • Redes sociais relevantes como canal de vídeos no Youtube, uma página no Facebook com informações rápidas para o dia a dia oferecendo soluções reais que ajudem.
  • Uma Linha editorial eficiente que trate dos problemas e que insiram as suas soluções de forma eficiente como a melhor solução disponível (Mais uma vez, fale sobre os problemas e não sobre seu negócio);
  • Um planejamento de criação deste conteúdo com cronograma semanal, mensal e anual;

Não se esqueça de:

Inserir ao final do conteúdo uma Chamada para Ação eficiente que convide o visitante a conhecer seu produto ou serviço. Agora sim depois que você conseguiu a atenção do visitante, conquistou a confiança dele mostrando que você é especialista no assunto você pode e deve fazer a sua chamada para que ele conheça sua oferta!

O que você deve fazer é distribuir este conteúdo de forma inteligente pela internet.

4 – Atrair pessoas que realmente estejam interessadas nos produtos ou serviços oferecidos

Agora é hora de fazer com que as pessoas conheçam tudo o que esta fazendo.

Você precisa de otimizar este conteúdo para que ele seja encontrado pelas pessoas quando pesquisarem no Google sobre o assunto. Isto se faz com estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Sites de Busca

SEO têm como principal objetivo fazer seu site mais amigável para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas estrategicamente no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado.

Estas ações demandam algum tempo para surtir efeito e precisam ser acompanhadas, avaliadas e otimizadas através de ferramentas de rastreamento dos visitantes como o Google Analytics por exemplo.

Se SEO demanda algum tempo para ser implementado de forma eficiente, posso garantir que seus resultados são duradouros e formam um ativo do seu site/blog para atrair visitantes qualificados que estão procurando soluções como seu produto ou serviço.

Depois depois de bem posicionado no Google seu conteúdo vai atrair pessoas todos os dias e gratuitamente, sem precisar de investimentos financeiros em anúncios. É o que chamamos em marketing de Tráfego Orgânico (Pessoas atraídas sem publicidade)

Criar campanhas no Facebook e no Google AdWords

As campanhas de Facebook tem como principal diferencial a Segmentação do Público.
através do Facebook. você consegue definir vários tipos de segmentação. Você pode ter uma ideia melhor disso neste post aqui – Como atrair pessoas do seu bairro interessadas no que você vende usando publicidade paga no Facebook?

No caso do Google AdWords, você compra anúncios para aparecer para as pessoas de acordo com as palavras e frases que eles digitam nas buscas.

Aqui mais uma vez entra a estratégia de entender o comportamento de busca e de interesses do seu cliente para poder investir nas palavras chave certas, fazer a segmentação correta e reduzir os custos com os anúncios.

Estas duas ações bem realizadas e segmentadas (SEO e Anúncios) são as melhores formas de atrair pessoas que estejam realmente interessadas no que você oferece.

Começou a entender a diferença de ter um site e uma página no Facebook e ter uma estratégia de VENDAS? Então vamos continuar!

5 –  Criar uma estratégia de relacionamento a longo prazo com as pessoas que são atraídas.

Agora Você precisa saber como economizar mais ainda em seus anúncios e no seu tempo de divulgação do seu conteúdo que RESOLVE problemas e ofertam seus produtos e serviços de forma inteligente.

A solução se chama relacionamento de longo prazo. Mas como fazer isso de forma eficiente?

Assim que um visitante qualificado é atraído para seu site, blog, ou rede social ele pode estar ainda em um estágio frio para realizar a compra, e isto quer dizer que ele vai entrar em contato com seu conteúdo e amadurecer a decisão de compra este comportamento nós chamamos em marketing de a Jornada do Comprador e você pode ler mais sobre ela aqui – O que é funil de vendas?

Então quando seu visitante chegar no seu site, e até mesmo na sua loja física, você deve ter um incentivo para que ele deixe uma informação de contato para você poder continuar o relacionamento de criar Autoridade e Confiança durante o processo de amadurecimento deste visitante até o momento da compra. 

Em outras palavras você precisa de engajamento do visitante antes de fazer a oferta!

Peça o seu e-mail!

Sim. Este é o tipo de informação mais fácil de conseguir de uma pessoa, mais fácil do que o Telefone/Whatsapp, e mais fácil que o número do cartão de crédito dele comprando na mesma hora :)

E se você oferecer uma vantagem para ele? Um PDF com informações mais profundas sobre o problema dele e possíveis soluções específicas? Ou um desconto para a primeira compra? Ou a chance de receber mais informações relevantes? Não seria fácil de ele te informar o e-mail em troca dessa informação?

Depois que o seu visitante deixar o e-mail dele você vai utilizar ferramentas para criar campanhas de relacionamento e vendas, (3 tipos de campanhas de vendas – Aquisição, Monetização e Ativação) usando e-mail marketing inteligente e eficiente.

Campanhas para usar a Internet para Vender o ano todo
Campanhas de vendas para o ano todo com estratégias de segmentação e relacionamento

Muitas dessas campanhas podem ser feitas usando aplicativos de notificação através do Facebook, e do próprio navegador e no celular do usuário.

Um exemplo é o sistema de notificações que uso nesse blog. Você deve ter recebido uma solicitação aos 30 segundos depois que entrou aqui. :)

E outras formas de manter relacionamento com o seu visitante antes de conseguir seu e-mail ou autorização para enviar mensagens no Facebook, navegador e celular é usar campanhas de Remarketing ou Retargeting, e aqui, mais uma vez, existe a fora errada e a forma correta de fazer este tipo de campanha para que elas gerem Faturamento e lucro e não deem prejuízo.

Um especialista em Vendas sabe utilizar corretamente estas soluções através de processos bem definidos e bem planejados. E mais uma vez, o Objetivo é construir um fluxo de caixa saudável com o aumento do faturamento e redução de custos.

Vou aprofundar estas informações em artigos posteriores e se você quer entender cada uma delas é só cadastrar aqui seu e-mail que vou te enviar o link para ler assim que estiverem publicadas! ;)

Agora vou te mostrar 3 etapas simples e eficientes que você mesmo pode realizar para construir um calendário de planejamento de vendas.

Etapa 1 – Defina o(s) produto(s) ou serviço(s) que você quer vender nos próximos 30 dias.

Escreva o faturamento que você precisa no mês e divida pelo número de vendas necessárias para alcançar este faturamento. EX. Para um objetivo de faturar R$200.000,00 nos próximos 30 dias, com um produto de R$1.000,00 você vai precisar de realizar 200 vendas.

Agora você tem em mãos a meta de faturamento, o produto que vai te ajudar a fazer isso e a quantidade de vendas necessárias para alcançar o objetivo.

Divida o número de vendas necessárias por semana ou campanha e assim você vai ter mais segurança de que vai bater a meta de vendas.

Este planejamento serve também para serviço ok? Precisa de ajustes como a equipe necessária para entregar o serviço no prazo planejado por exemplo, mas a lógica é a mesma.

Etapa 2 – Escolha a qual a campanha que vai utilizar. Sequencia de mini treinamento, uma aula ao vivo? uma série de artigos no blog?

campanhas de vendas - Palestra online
campanhas de vendas – Palestra online

Entenda que você vai atrair pessoas através de anúncios, notificações por e-mail ou outras já citadas para um dia e uma hora marcadas para fazer uma aula ao vivo, ou uma semana de treinamento com 3 dias de vídeos já gravados em sequencia, ou acompanhar uma série de artigos com o passo a passo. Você vai ensinar algo que ajude elas, como por exemplo:

  • Aula de como montar um cardápio de emagrecimento (no final oferte seu serviço de Nutrição);
  • Uma série de ações para melhorar a performance da empresa utilizando um processo eficiente e mapeado que eles só precisam copiar e usar (no final oferte a assinatura do software de gestão que você vende);
  • Como analisar e validar um contrato de aluguel ou compra e venda de imóveis. (no final ofereça a sua consultoria especializada);
  • Como escolher o melhor carro seminovo para comprar? (no final convide para conhecer os que você tem para vender);
  • Como fazer um jantar romântico em casa? (no final convide para comprar todos os ingredientes no mercado que você tem e possui entrega em casa);
  • Como escolher o vestido de festa ideal para quem esta grávida? (Convide ao final para conhecer o seu e-commerce)

As possibilidades são infinitas. O que você precisa é criar um conteúdo que ajude as pessoas, depois programar a distribuição disso em períodos específicos.

Escolher a forma de apresentação e ao final fazer a chamada para ação que você deseja (Acessar um site de e-commerce, solicitar orçamento, visitar sua loja física, agendar uma conversa pessoalmente, por telefone, etc.).

Realizar este planejamento para ocorrer durante todo o mês específico para a campanha. Se na segunda semana você vai lançar uma série de artigos planeje as metas para a esta semana também e assim por diante.

Etapa 3 Tudo vai depender da sua capacidade de produção de conteúdo novo.

Esta parte é de extrema importância para o sucesso das campanhas, se você não escrever títulos que atraiam e não criar chamadas para a próxima ação ao final de cada conteúdo você pode não obter os resultados desejados.

Por isso um especialista em Vendas já tem todo este processo bem definido, todos os modelos de textos prontos, e voltados para resultados. Eles só precisam ser adaptados para cada tipo de mercado, produto serviço ou profissional liberal específico e seu público.

Diferente de uma ação de marketing digital tradicional o objetivo de e um especialista em vendas é gerar faturamento. Lembre-se disso!

6 – Aumentar a Autoridade da empresa ou profissional liberal perante o seu público criando uma relação de confiança e admiração.

Estratégias consistentes de entendimento do público, seus problemas, desafios, suas formas de comportamento e pensamento, criar ativos de conteúdo que ajudem estas pessoas significativamente, oferecer seus produtos e serviços de forma de sistemática, planejada e com estruturas de textos voltados para resultados em vendas faz com que você construa sua AUTORIDADE e conquiste  a Admiração das pessoas.

7 – Realizar VENDAS DIÁRIAS;
8 – Acompanhar, medir e otimizar todas as ações

Um especialista em Vendas deve acompanhar e te ajudar a acompanhar todas as ações para saber o que esta funcionando, o que pode ser melhorado onde e como economizar com estas ações e onde investir para poder construir uma estrutura que realize vendas diariamente durante o ano todo.

Anális e de resultados das campanhas de vendas onlineAgora você deve estar pensando que é muita coisa para fazer! Deve demorar para construir toda a estrutura de trabalho!

Eu concordo, para quem não conhece os processos de todas as áreas envolvidas nas ações de vendas realmente pode ser complicado de realizar, por isso que a consultoria é recomendada para quem esta começando a entender a internet como ferramenta de vendas!

Mas a boa notícia é que eu como consultor já participei de inúmeros projetos para várias empresas e profissionais diferentes estudei e apliquei as técnicas e estratégias mais usadas no mundo para gerar vendas online, tenho todos os processo já definidos, todos as formas de criar o conteúdo e de te ajudar a adaptar tudo para o seu negócio de forma profissional e usar a Internet para Vender mais.

Usar a Internet para vender precisa de Atalhos de Crescimento.

Como consultor de vendas online é preciso que eu tenha uma habilidade de Growth Hacking para que os primeiros resultados sejam rápidos e não precise de esperar o tempo de construir tudo do zero.

Growth (do inglês, crescimento) Hacker é um profissional cujo objetivo é fazer crescer o número de clientes de um produto ou serviço.

Enquanto é feito o planejamento semestral por exemplo ações específicas e pontuais já podem começar nos primeiros 15 dias de trabalho e assim podemos conseguir resultados mais rápidos.

Growth Hacking Marketing
Growth Hacking Marketing exige conhecimento e prática

Então agora você tem duas opções de ações.

  1. A primeira é assinar este blog para receber novas atualizações e o meu presente.
  2. A segunda é clicar aqui e conhecer o que é a consultoria em vendas online

Para solicitar uma consultoria pessoal é necessário preencher um formulário de aplicação que será avaliado por mim e se você estiver no perfil de cliente que busco para trabalhar, vou marcar uma apresentação de estratégia de vendas para você e juntos fazer um trabalho que vai levar sua empresa para um novo nível de vendas e crescimento.

3 thoughts on “Você quer entender Como usar a Internet para Vender?

  1. Conheço muito pouco sobre marketing digital, você recomenda qual curso?
    Estou pensando em comprar o formula negocio online do alex mas achei muito caro
    e tenho medo de iniciar no ramo e não aprender tudo que é preciso, pelo jeito
    que o alex fala no video de vendas parece um curso avançado e eu sou iniciante.

    Responder

    1. Olá Alina. Se o seu negócio é trabalhar o marketing de afiliados, não conheço nenhum curso que vai te dar um conhecimento completo sobre marketing, marketing digital ou mesmo marketing digital de afiliados. São universos enormes a serem explorados e os estudos não acabam nunca! rs
      Eu recomendaria você a começar com um treinamento completo e com o suporte de um profissional reconhecido em todas esta áreas juntas. Atualmente no Brasil só o professor Olímpio pode te ajudar! Da uma olhada no conteúdo dele.
      http://visaointerativa.com.br/gestor-de-marketing

      Responder

  2. Meus parabéns pelo artigo, realmente para vender online é preciso ter toda uma técnica persuassiva. Continue com o belo e excelente trabalho.

    Responder

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