O poder da segmentação do público nas redes sociais.

A publicidade paga é atualmente a forma mais rápida de conseguir novos clientes para qualquer tipo de negócio, se você precisa de resultados de vendas rápidos este é o melhor custo-benefício.

Vou explicar rapidamente e de forma objetiva porque você deve investir em mídia paga no Facebook para vender mais.

Atualmente é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários por dia na rede.

Você pode atingir as pessoas que procuram e se interessam exatamente por aquilo que você oferece, desde clipes de papel até aviões e barcos, desde um Coach para assuntos pessoais até um palestrante para grandes empresas. Ou seja, todos os interesses podem ser mapeados no Facebook e encontrar pessoas que se interessam por ele.

Mas apesar de termos muitas pessoas e interesses disponíveis isso pode atrapalhar na hora de você conseguir mais clientes e alavancar as vendas.

Vou explicar melhor.

A Estratégia do Facebook para conseguir vender mais publicidade.

Ao Criar uma página para sua empresa ou negócio, ela esta invisível para todos no Facebook, e o objetivo do empresário deve ser inicialmente conseguir seguidores e curtidas na página.

O problema de fazer isso de forma manual é que demanda muito tempo e esforço para conseguir aparecer nas sugestões de páginas que o Facebook disponibiliza.

Vejo todos os dias pessoas publicando anúncios em grupos de venda do Facebook, compartilhando no seu perfil pessoal ofertas do seu produto ou serviço.

Isso definitivamente não funciona! Você pode até conseguir um ou outro cliente, mas não é consistente e não vai trazer a estabilidade nas vendas que todo empreendedor ou profissional liberal quer!

Além disso as suas publicações que deveriam aparecer para todos os os seguidores, só são mostradas para cerca de 5% das pessoas que curtiram sua página.

Em abril de 2014 houve o anúncio de que o Facebook reduziria o alcance espontâneo de posts das Fanpages por conta da quantidade de conteúdo produzido e, da mudança de formato do feed de notícias, que passaria a priorizar conteúdos relevantes para cada pessoa.

De acordo com uma pesquisa feita pela agência de publicidade Social@Ogilvy, em 2014, a taxa de de alcance orgânico era de cerca de 12% em outubro de 2013, e caiu para 6% em fevereiro de 2014. Ou seja, a pesquisa mostra que as fanpages analisadas tiveram uma queda de quase 50% de alcance orgânico.

E para os brasileiros a situação ficou ainda pior, a mesma pesquisa apontou que a taxa, que era de 9,49% em outubro de 2013, caiu para 4,68% em fevereiro de 2014.

Facebook dominando a publicidade online

Pelo Jeito eles estão concorrendo com o Google! Quem vai dominar o mundo? :)

Então a solução para que os esforços em disponibilizar informações relevantes para seu público, promoções e eventos que possam aumentar suas vendas é anunciar para as pessoas através da plataforma de mídia do Facebook, o Facebook ADS.

Quais os recursos disponíveis na plataforma de anúncios do Facebook que podem ser relevantes para o seu negócio local?

Com a segmentação do seu público você pode conseguir atingir potenciais clientes que morem ou trabalhem perto do seu estabelecimento comercial.
Abaixo um exemplo de segmentação por distância e o valor do investimento para alcançar estes potenciais clientes.

Esta primeira imagem mostra o alcance potencial em um raio de 1 quilômetro de distancia a partir de um ponto selecionado no mapa no centro de Brasília – DF.
É um alcance potencial de 14.000 pessoas.

Anúncio Para um Público Local no Facebook

Anúncio Para um Público Local no Facebook

A segunda imagem abaixo, mostra o alcance potencial de acordo com a verba diária escolhida e duração da campanha.

Podemos ver que com um orçamento de R$10,00 por dia temos um alcance reduzido para 1.000 a 2.700 pessoas por dia.

Ainda assim é bastante relevante para um investimento de 300 reais por mês.

Anúncio Para um Público Local no Facebook

Anúncio Para um Público Local no Facebook com orçamento de R$10,00 por dia

Quais as vantagens de se anunciar no Facebook com um orçamento mensal de R$300,00 por mês?

Segmentação por idade, sexo, renda, interesses… Só para citar algumas delas.

Anúncio Para um Público Local no Facebook

Anúncio Para um Público Local no Facebook – Segmentação

Então com uma boa segmentação do público você pode literalmente atingir no alvo o seu cliente ideal.

Além disso o Facebook disponibiliza relatórios detalhados de cliques nos anúncios, curtidas na página entre outros.

Crescimento-dos-fãs1

Você pode acompanhar a performance de suas campanhas para pausar, alterar, testar variações a qualquer momento. Saber quanto esta custando um novo clique ou curtida. E mais.

Como anunciar no facebook

Gráfico de relatório do Facebook ADS

Custo por curtida no Facebook ADS

Custo por curtida no Facebook ADS

Como reduzir ao máximo os custos e aumentar os lucros com publicidade no Facebook?

Medir os resultados das campanhas e ações no Facebook é importante para não “deixar dinheiro na mesa”.

Para isso existem relatórios detalhados de performance de cada ação executada.

Analisando estes dados podemos investir mais em determinada ação e pausar ou melhorar outras.

Além disso uma avaliação do perfil do seu seguidor vai fazer com que você saiba exatamente para quem deve anunciar e reduzir o custo por clique (CPC).

Na imagem abaixo, podemos ver que o maior número de fãs da página é de homens e mulheres de 18 a 44 anos, então nas próximas campanhas podemos segmentar o público.

Ou mesmo avaliar o produto ou serviço oferecido e decidir por exemplo não anunciar para pessoas de 18 até 25 anos, pois estes apesar de serem curtidores não são o cliente ideal com o poder aquisitivo de compra ou poder de decisão.

Facebook Ads - Público da Página

Facebook Ads – Público da Página

Comparativo entre investimento com a publicidade tradicional e a publicidade na internet

Para finalizar podemos fazer um comparativo entre investimento com publicidade tradicional e publicidade na internet fazendo algumas perguntas.

Os custos de produção, distribuição de material gráfico, como panfletos são competitivos aos exemplos citados aqui ?

Spots em rádio trazem uma possibilidade de segmentação de público como o Facebook?

Outdoors retornam informações sobre quantas pessoas foram impactadas, quantas se interessaram pelo anúncio?

O acompanhamento dos resultados são parecidos e precisos como na internet?

Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, recomendo que comece hoje mesmo a  estudar sobre as possibilidades desse tipo de mídia.

Saber onde investir mais e onde reduzir os custos que não trazem resultados parece interessante para você?

Com uma estratégia adequada de publicidade digital, uma presença online forte e de acordo com o novo comportamento do consumidor como expliquei no artigo sobre ZMOT, é possível se construir uma esteira de vendas durante o ano todo.

Lembre-se de que somente anunciar e não ter uma estratégia de retenção e relacionamento com as pessoas, pode tornar você e seu negócio refém do CPC (Custo por clique). Muitas empresas que investem somente na estratégia de atração e não prestam atenção na retenção e no relacionamento com  seus visitantes, se pararem de anunciar, no outro dia param de vender!

Se você quer um acompanhamento da sua empresa online de forma eficiente, eu posso te ajudar.

Você pode aumentar suas vendas usando métodos comprovados de Construção de autoridade, atração, engajamento e conversão em vendas usando a internet.

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